segunda-feira, 5 de março de 2012

Mineirinho novamente é vice na Gold Coast...



Depois de quatro dias sem campeonato, finalmente as condições de mar deram uma melhorada e foi possível disputar as fases finais do Quiksilver and Roxy Pro Gold Coast 2012, primeira etapa WT da temporada e que deixou a praia de Snapper Rocks completamente abarrotada de espectadores.


No torneo feminino, com as semifinais já definidas, o título já era garantido para a Austrália. Claro, isso porque todas as atletas ainda na disputa eram locais. Sally Fitzgibbons, Tyler Wright, Laura Enever e Stephanie Gilmore caíram na água para mostrar o visível crescimento do surf feminino. Certo dizer também que a nova geração vem mudando a cara do circuito, mas de que adianta se quem levou a melhor foi a experiência? A já tetracampeã mundial Stephanie Gilmore não deu chances às garotas e levou o título para casa.


Já no segmento masculino do evento muita disputa, polêmica e um verdadeiro show de espírito esportivo. Para começar, os sempre favoritos Kelly Slater e Joel Parkinson foram eliminados pelos talentosos Josh Kerr e Jordy Smith, respectivamente. Do outro lado, Adriano de Souza e Taj Burrow simplemente passavam por cima de todos que se atreviam a atravessar seus caminhos, foi assim também com Josh e Jordy, que acabara de se classificar.


Na final, sem dúvida, os dois surfistas mais consistentes do evento, um brazuca determinado e um aussie dono da casa e de talento indiscutível a vários anos. Adriano de Souza, o Mineirinho, já havia chegado a uma final em Snapper Rocks, foi em 2009 contra o mito Kelly Slater, em que infelizmente Mineirinho não venceu, mas foi uma bateria que ficou guardado na memória dos amantes do surf justamente pela dedicação do brasileiro. Agora, em outra final, queria levar o título de toda maneira.


Adriano abriu a bateria com uma nota 8,00 e depois uma na casa dos 6,00 pontos, jogando toda a pressão para o lado de Taj, que até então não havia surfado nenhuma onda. Já haviam se passado quase 15 minutos de bateria, estava tudo dando certo demais, até que a polêmica resolveu entrar no jogo. Taj surfou uma boa onda, muitos acreditam não ter sido melhor que a primeira de Mineirinho, mas o fato é que os juízes soltaram uma nota 9,43. Acenderam a pólvora, a partir daí os espectadores que acompanhavam pela web não pouparam críticas aos critérios de julgamento dos juízes e ao fato dos brasileiros sempre serem prejudicados nos eventos WT, fato que já acontecera com Miguel Pupo no mesmo campeonato em rounds anteriores.


Os dois atletas, dentro da água, estavam fazendo seu trabalho e buscando o melhor, nada tinham que se deixar influenciar pelos acontecimentos. Com mais uma onda mediana Taj alcançou a liderança da bateria e deixou Adriano em busca de uma onda salvadora. A poucos minutos do fim ele deu um aéreo que talvez lhe proporcionasse a virada, mais isso não aconteceu, Taj Burrow é o campeão do Quiksilver Pro Gold Coast 2012. Na saída do mar, os dois atletas se abraçaram com sorriso no rosto, e Adriano de Souza, através de redes sociais, fez questão de agradecer o apoio dos torcedores e parabenizar o campeão Taj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário