segunda-feira, 26 de março de 2012

Título "teen" no Telstra Drug Aware...


Como parar a nova geração? Essa é uma pergunta que vem sendo recorrente nas etapas do circuito mundial de surf. Na último evento, disputado em Margaret River, Austrália, mais uma vez a recém chegada safra de talentos fez bonito e levou o troféu do Telstra Drug Aware para a casa. Na competição de status Prime masculina o vencedor foi o "reizinho de Pipe" John John Florence, e na de status 6 estrelas feminina a campeã foi a americana Courtney Conlogue, ambos de 19 anos de idade.

A precoce eliminação de atletas como Kelly Slater, Taj Burrow e Mick Fanning supreendeu muita gente, mas não mais do que a excelente campanha de Mark Occhilupo e Olamana Eleogram. Occy, uma lenda do surf, campeão mundial em 1999 e aposentado desde 2007, foi convidado a participar do evento e definitivamente não fez feio, chegou até a fase semifinal e foi eliminado justamente por Olamana, esse sim uma tremenda zebra no torneio. Olamana nunca foi um dos protagonistas do circuito mundial, mas encaixou-se muito bem nas ondas de Margaret River e conseguiu chegar a final. O problema todo era que o havaiano encontraria na grande decisão o compatriota John John Florence, jovem talento mundial atual campeão da Tríplie Coroa Havaiana e chamado por muitos de "reizinho de Pipeline".

John John simplesmente liquidou seus adversários nas fases finais com somátorios impressionantes, e na decisão não foi diferente. O "reizinho" somou duas ondas na casa dos 9,00 pontos e ainda descartou mais duas na casa dos 8,00, o fato era de que a segunda melhor nota de Olamana ainda não superava a sexta melhor de John John. Um verdadeiro massacre.

Na competição feminina, mais uma demostração de força da nova geração. A jovem australiana Nikki Van Dijk eliminou a tetracampeã mundial Stephanie Gilmore da briga, mas na semifinal não fez frente a havaiana Malia Manuel, de apenas 18 anos de idade e vencedora das duas últimas etapas 6 estrelas da temporada passada. Do outro lado, a sempre dedicada Courtney Conlogue também fez valer a juventude contra a experiência ao derrotar a australiana Rebecca Woods, atleta que já participa do circuito um bom tempo. No confronto final Courtney imprimiu seu ritmo agressivo nas manobras e soltou as notas dos juízes, assim tirando Malia da briga e ficando com o título.

A vitória "teen" no Telstra Drug Aware só faz as atenções voltarem mais ainda para a próxima etapa WT da temporada, realizada em Bells Beach no mês que vem, afinal, todos esses jovens talentos também estarão por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário