sábado, 7 de abril de 2012

Australianos tocam o sino de Bells Beach...




O evento mais tradicional do surf mundial chega ao fim, e para deleito dos torcedores que lotaram a praia de Bells Beach, os vencedores tanto no torneio masculino quanto no feminino são filhos da terra. Mick Fanning e Sally Fitzgibbons brilharam nas finais do Rip Curl Pro Bells Beach 2012 e tocaram o sino mais cobiçado do mundo.

A competição foi de baterias emocionantes, disputas acirradas até os minutos ou até segundos finais, caso de Adriano de Souza, o Mineirinho, que foi eliminado por Josh Keer no round 5. Ele que a esta altura era o único representante do Brasil no torneio. Brazucas de fora e as atenções todas voltadas para o show de surf apresentado por Kelly Slater, Joel Parkinson e Mick Fanning, surfistas sempre favoritos em qualquer disputa. Não era de se espantar, portanto, que eles chegassem às seminifinais, em companhia do francês Jeremy Flores.

Kelly caiu na água com Jeremy e arrancou uma vitoria não muito díficil. Aliás, foi até tranquila demais. O francês companheiro da equipe Quiksilver anotou uma interferência em meados da bateria, e como Slater já tinha uma onda na casa dos 9,00 pontos era praticamente impossível a virada. Do outro lado, Mick Fanning e Joel Parkinson reeditaram a final do ano passado, quando os grandes amigos e conhecidos por "Cooly Kids" fizeram uma grande bateria. Os "Garotos de Collongatta" entraram para a disputa e, diferentemente de 2011, quem saiu vitorioso foi Mick Fanning, agora com uma pedreira pela frente, uma final com o 11 vezes campeão do mundo Kelly Slater.

Fanning e Slater fizeram uma das melhores finais dos últimos anos do circuito mundial. Kelly apostava em suas manobras inacreditáveis e não deixava passar nehuma onda que apresentasse um potencial mínimo, já Fanning apostou em seu power surf e na estratégia. Kelly tirou uma nota 10,00 na grande decisão com um aéreo sensacional e poucas vezes visto, alguns até falam que foi o melhor aéreo da história. Porém, a estrátegia de Fanning estava funcionando desde o início da competição e ele não iria mudar agora. O australiano parava no outside e esperava sempre a onda da série com tranquilidade, e quando ela chegava simplemeste a destruia. Mick surfou apenas 3 ondas na final, mas todas high scores que lhe deram o título do Rip Curl Pro Bells Beach 2012.


Na competição feminina as finais foram dominadas pelas melhores. Claro, não? O que quero dizer é que as quatro melhores surfistas da temporada 2011 fizeram as semifinais. Tyler Wright, Stephanie Gilmore, Sally Fitzgibbons e Carissa Morre estavam na briga. Stephanie Gilmore não deu chances à jovem Tyler e Sally também fez a mala de Carissa Morre. Estas duas últimas, por sinal, já esta se tornando uma das maiores rivalidades da história do surf feminino. Eles fizeram a final da edição passada quando Sally foi campeã, e dessa vez novamente deu a australiana.

Motivada pela estrátegia perfeita utilizada por Mick Fanning, Sally também desenhou uma muito bem. A bateria estava acirradíssima até os minutos finais quando ambas pegaram ondas e Sally assumiu a liderança. Steph, a partir de então, dropava as ondas na busca pela virada em ondas intermediárias, já que Sally estava de posse da prioridade e não deixaria a onda da série passar. A poucos segundos do fim uma boa onda veio, sem pensar duas vezes Sally remou e subiu na prancha sempre olhando para trás até o sinal soar. Sally acabara de renovar seu título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário